quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Filme: Piratas do Vale do Silício...


       Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley, no original, de 1999) é um filme feito para a televisão, pela TNT, escrito e dirigido por Martyn Burke. Baseado no livro Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer, de Paul Freiberger e Michael Swaine, o filme oferece uma versão dramatizada do nascimento da era da informática doméstica, desde o primeiro PC, através da histórica rivalidade entre a Apple e seu Macintosh e a Microsoft, indo desde o Altair 8800 da empresa MITS, passando pelo MS-DOS, pelo IBM PC e terminando no Microsoft Windows.


Debate em grupo sobre o Filme: 
Curso de Aprendizagem Comercial
 Informática - Senac Passo Fundo RS
Professor Luiz Fernando

1-Quais eram os principais personagens do filme?

2-Quais são as empresas envolvidas?
   Microsoft e a Apple

3-Quem eram os personagens da Apple e da Microsoft?
   Apple: Steve Jobs e Steve Wozniak.
   Microsoft: Bill Gates, Paul Allen e Steve Ballmer

4-Narre a importância ou momento histórico que traz o filme:
   A criação de duas grandes empresas, que têm grande marco na evolução dos microcomputadores no mundo inteiro.

5-Qual foi o primeiro micro computador comercialmente lançado? Por qual empresa? Teve sucesso? Porque?
   Altair 8800. Foi lançado pela “Micro Instrumentation Telemetry Systems”. O Altair se baseava no processador Intel 8080 de oito bits, tinha 256 bytes de memória de acesso aleatório (RAM), recebia a entrada através de um banco de chaves no painel frontal e apresentava a saída por meio de uma linha de fotodiodos (LEDs). Era vendido principalmente sob a forma de kit para montagem, assim não durou muito tempo. O Altair era realmente um sistema muito simples, que não tinha muita aplicação prática, mas mesmo assim o sucesso foi gerado pelo simples fato de ter-se iniciado estímulos para o desenvolvimento de outros softwares juntamente com uma fase de barateamento dos computadores, que estudantes poderiam sonhar em ter um computador compacto e barato para uso pessoal, pois antes era de uso exclusivo de empresas pelo seu alto custo.

6- Cite duas cenas que empresas grandes detentoras de tecnologia inovadoras, e que não deram o devido valor. Porque não foram capazes de reconhecer o potencial dessas tecnologias?
   Empresa: IBM – Tecnologia: computador pessoal (PC).
   Empresa: Xérox – Tecnologia: Mouse (primeiro rato).
   Essas empresas foram incapazes de reconhecer o potencial dessas tecnologias, porque não acreditaram na capacidade do produto, não tendo no momento uma visão empreendedora.

7-Quem disse a frase “O lucro está no Hardware e não no software” ? Comente a frase.
   Esta frase foi dita por um executivo da IBM, durante uma reunião entre executivos da IBM e Bill Gates, onde Bill Gates vendia algo que ainda não tinha: o DOS.
   Naquele momento acreditava-se que o mais importante era o Hardware e não o Software. Mas mesmo assim Bill Gates convenceu a “IBM” sobre a importância do Software (Sistema Operacional).

8-Qual era a percepção de valor que o dono da SEASSE Computers sobre o DOS? O que era o DOS?
   O dono da Seatle Computers não acreditava que alguém poderia querer comprar o DOS, pois não tinha conhecimento da importância e da utilidade deste Sistema Operacional, por isso quando Paul ofereceu U$ 50.000 pelo DOS ele ficou surpreso, pois considerava um valor bastante significativo, ou seja, um valor alto a se pagar pelo DOS.

9- Quem disse a frase “Bons artistas copiam, grandes artistas roubam”. Comente.
   A frase é de Pablo Picasso. Mas Steve Jobs disse essa frase no filme quando foi até a Xérox para “inspirar-se” na idéia do mouse e da interface gráfica. Até ali os computadores só tinham teclado, mas depois dessa visita a Xérox, Steve Jobs desenvolveu algumas mudanças que mais tarde se tornariam padrão.


10- Analise o comportamento ético, moral e ou legal de Bill Guedes , quanto, a venda de seu primeiro sistema operacional para a IBM.
  Bill Gates comprou os direitos de um sistema operacional quase pronto feito por universitários. Com algumas modificações a Microsoft entregou esse sistema à IBM que Lançou o IBM PC em 1981.A Xerox mantinha um centro de pesquisa em que alguns funcionários criavam ‘invenções’ que foram ignoradas pela companhia, entre elas, o mouse. Jobs teve acesso à essas invenções e, com base nas pesquisas da Xerox lançou computadores como o Macintosh e o Lisa com interface gráfica e ícones que pudessem interagir com o mouse.
  Bill Gates, no entanto, consolida a liderança dos PCs e da Microsoft e fecha um contrato para fornecimento de softwares para a Apple Computer, de onde extraiu a idéia para a criação do Windows.


11- Qual foi o primeiro comportamento pessoal a utilizar o sistema com interfaces gráficas. Quem publicou? Qual era o segredo de funcionamento do mouse? Era Hardware ou software?
   Era software. Macintosh foi o primeiro computador de sucesso com uma interface gráfica amigável, usando ícones, janelas e mouse criado pela Apple. Tinha tela preta e branca e mouse com um só botão - que foi o padrão de computadores Apple durante muito tempo.

12- Em que Estado americano fica localizado o vale do silício?
  Na Califórnia, Estados Unidos.



3 comentários: